Artfactu vs FC Velha Guarda

12ª SuperLiga MasterFoot Veteranos - Campeonato Veteranos - 11ª Jornada 15 de julho de 2016
  • Artfactu FC Velha Guarda
    3-5
    • 22:15
    • AirFut 1

Reportagem

Com as duas equipas separadas por apenas um ponto, antevia-se um bom jogo entre FC Velha Guarda e Artfactu. Depois de os primeiros terem vencido no jogo da primeira volta por um tangencial 2-1, esperava-se a desforra por parte dos segundos.

Porém, nada disso aconteceu. Com uma primeira parte irreconhecível, o ArtFactu deitou tudo a perder. O FC Velha Guarda aproveitou as benesses concedidas pela equipa contrária e, com alguma naturalidade, conseguiu chegar ao intervalo a vencer por 4-0, resultado que praticamente sentenciou a partida. Já depois de José Branco ter falhado isolado na cara de Manuel Pinheiro, os laranjas colocaram-se em vantagem, aos 6 minutos, após um golo tão oportuno como feliz de Gonçalo Pinto após passe de José Branco. Pedro Cardoso, à meia-volta, ainda ameaçou as redes de Tiago Silva mas pouco depois Manuel Pinheiro teve de se aplicar para impedir que Rui Filipe Gémeo ampliasse o marcador. Era mesmo o FC Velha Guarda quem estava na mó de cima e, aos 17 minutos, esta equipa aumentou para 2-0 com José Branco a isolar-se, após ganhar um ressalto, e, com muita classe, a bater o desamparado Manuel Pinheiro. A equipa do ArtFactu desorientou-se com este golo e, em três minutos apenas, permitiu que o adversário marcasse dois golos de rajada. O terceiro, após um livre, foi muito facilitado pela defensiva dos cinzentos que viram José Branco tocar para Manuel Baptista que, por sua vez, endossou a bola em Rui Filipe Gémeo que, solto de marcação, não teve qualquer dificuldade em fazer o 3-0. Ainda os jogadores do ArtFactu não se tinham refeito deste revés e já o FC Velha Guarda estabelecia o resultado que se verificava ao intervalo (4-0). Mais uma vez, Gonçalo Pinto subiu no terreno para facturar desta feita após um remate de bico à entrada da área.

O vencedor parecia encontrado mas os atletas do ArtFactu não atiraram a toalha ao chão tendo entrado com outra atitude para a segunda parte. A conversa ao intervalo surtiu efeito e, logo ao segundo minuto, Bruno Barroso apontou um golo de belíssimo efeito. Depois de tirar um adversário da frente com um "cabrito" enquadrou-se com a baliza e, sem deixar cair a bola cair, atirou de primeira surpreendendo Tiago Silva. Este golo constituía um excelente tónico para o segundo tempo e o 4-2 esteve iminente por diversas vezes. Contudo, a eficácia não era a melhor com Pedro Simões e João Abreu a ficarem a centímetros do golo. Todavia, aos 31 minutos, o 4-2 surgiu mesmo. Depois de Jorge Rosa ter demorado muito tempo a aliviar uma bola, esta foi interceptada por Alexandre Nunes que, em boa posição, não enjeitou a oportunidade de fazer igualmente o gosto ao pé. Com 19 minutos por jogar, tudo parecia possível mas o FC Velha Guarda percebeu o que se estava a passar e conseguiu equilibrar a partida. Porém, as melhores oportunidades pertenceram mesmo ao ArtFactu com Pedro Cardoso a cabecear à trave e Pedro Meren a falhar, por muito pouco, em duas ocasiões. O FC Velha Guarda respondeu e Rui Filipe Gémeo, muito bem servido pelo seu guarda-redes Tiago Silva, tinha obrigação de ter feito melhor. No entanto, a dois minutos do fim, Rui Filipe Gémeo redimou-se deste falhanço e fez mesmo o 5-2 correspondendo da melhor forma a uma brilhante assistência de José Branco. No último minuto de jogo, o ArtFactu ainda reduziu na sequência de um pontapé de canto finalizado por Pedro Meren mas já era tarde.

Vitória justa do FC Velha Guarda não por que tenha feito um jogo brilhante mas porque soube aproveitar os erros do adversário e marcar nas alturas chave do encontro.

Gonçalo Pinto e José Branco, do lado do FC Velha Guarda, estiveram em destaque. 

Duelos

Artfactu FC Velha Guarda
11 JOGOS 11
3 VITÓRIAS 6
6 DERROTAS 3
2 EMPATES 2
27 GOLOS MARCADOS 41
41 GOLOS SOFRIDOS 27
Histórico de duelos

Histórico de duelos

Torneio Competições Resultado Golos
17ª SuperLiga MasterFoot Veteranos 2019-05-31 Vitória Artfactu 3-1
16ª SuperLiga MasterFoot Veteranos 2018-11-09 Vitória FC Velha Guarda 1-8
16ª SuperLiga MasterFoot Veteranos 2018-09-21 Vitória Artfactu 3-4
15ª SuperLiga MasterFoot Veteranos 2018-06-22 Empate 3-3
15ª SuperLiga MasterFoot Veteranos 2018-04-27 Empate 3-3
15ª SuperLiga MasterFoot Veteranos 2018-03-23 Vitória Artfactu 2-3
15ª SuperLiga MasterFoot Veteranos 2018-02-02 Vitória FC Velha Guarda 1-3
13ª SuperLiga MasterFoot Veteranos 2017-04-07 Vitória FC Velha Guarda 7-2
13ª SuperLiga MasterFoot Veteranos 2017-01-20 Vitória FC Velha Guarda 3-4
12ª SuperLiga MasterFoot Veteranos 2016-07-15 Vitória FC Velha Guarda 3-5
12ª SuperLiga MasterFoot Veteranos 2016-04-22 Vitória FC Velha Guarda 2-1