Advisory 1 e R&R vs Assurance 2

PwC Cup 2019 - Fase Final - Final 03 de dezembro de 2019
  • Advisory 1 e R&R Assurance 2
    1-4
    • 22:00
    • AirFut 1

Reportagem

Chegámos ao final da PwC Cup 2019! Assurance 2 foi coroada campeã após vencer a Advisory 1 por quatro bolas a uma. Numa noite de emoções fortes assistimos a uma bela partida disputada do primeiro ao último minuto.

Nesta fria noite de terça-feira disputou—se um dos jogos mais tácticos da presente edição da PwC Cup. Ambas as equipas apostaram as suas cartas mais fortes mas durante grande parte da partida parecia que ambas preferiam a segurança em vez do risco, algo que fazia sentido pois estava em disputa o título de campeão. A Assurance 2 entrou forte no jogo e logo no primeiro lance João Melim fez estremecer o poste da baliza à guarda de Nuno Moreira. Começava um belo duelo entre o poste e os jogadores da equipa de castanho. Como referimos anteriormente as equipas nesta fase pouco rodaram o elenco e os 5 iniciais davam segurança a ambas as equipas. A Advisory 1, como habitual, colocava Sebastião numa posição mais recuada para iniciar a construção, procurando colocar bolas em Isac que fazia bem o trabalho de pivô. Jorge Campos como habitual era o ponto de equilíbrio e Gonçalo deambulava pelo campo procurando sempre dar linha de passe aos colegas. Para além da possível conquista do título, no caso da Assurance 2 existia a possibilidade de Pedro Almeida se poder tornar melhor marcador da prova e André Guiomar no guardião menos batido. E foi o camisola número 9 Pedro Almeida o próximo a fazer bater a bola com estrondo no poste da baliza contrária ao finalizar um contra—ataque. Estavam decorridos 5 minutos na partida. Do outro lado, a equipa rosa consegue libertar Sebastião em zona frontal e este remata forte para boa defesa de Guiomar. No seguimento do lance a bola sobra para o mesmo homem e novamente a negar o golo à equipa de rosa estava André Guiomar. O jogo tornava—se mais rápido nesta fase e ambas as equipas arriscavam mais. Bruno Cabecinha conduz a bola perto do minuto 10 e perto da baliza endossa a bola a Pedro Almeida, para não variar o destino da mesma é o poste da baliza. Nuno Moreia parecia ter a baliza benzida. No minuto seguinte Jorge Campos tabela bem com Isac que solta a bola ao segundo poste mas Gonçalo remata por cima. O primeiro golo chegou, finalmente, no minuto 16. Luís Durão aparece solto na área após canto batido por Pedro Almeida. Estava desfeito o feitiço que parecia pairar sobre esta baliza. Perto do intervalo, Durão consegue aumentar o marcador com um grande remate descaído para a direita. Seguíamos para intervalo com a Assurance bem mais confortável na partida

No reatamento da partida a Advisory 1 entra com vontade de inverter o marcador e Alarcão aparece bem a combinar com Sebastião e por pouco não reduz o marcador. Com a equipa de rosa a procurar a sua sorte pressionando mais a frente, a Assurance 2 controlava as operações com contra—ataques rápidos. André Guiomar ia defendendo todos os remates adversários provando que a sua ponta final nesta competição não se deve à sorte. Ora não demorou muito para a Assurance voltar a fazer golo, foi ao minuto 4 da segunda parte no seguimento de um livre estudado com Melim a servir Rui Espadinha para o 3—0. Jorge Campos não baixou os braços e recuperou inúmeras bolas, num desses lances desenvolve um contra ataque mas Alarcão remata por cima para desespero da equipa. Foi então Campos a dar uma autêntica biqueirada no resultado. De bastante longe remata forte e sem hipóteses para Guiomar fazendo golo ao minuto 7 do segundo tempo. Continuava a equipa rosa a carregar e Sebastião remata às malhas laterais logo no minuto seguinte. Mas quem não marca sofre, já diz o ditado. Assim foi. Bruno Cabecinha, número 10 da equipa de castanho rasga pela direita e oferece o golo a Rui Espadinha que finaliza com qualidade. Era a estocada final da equipa Assurance 2. Apesar da equipa contrária ter colocado guarda—redes avançado, raramente conseguiu colocar problemas a Guiomar até final da partida. Uma das excepções foi um belo remate de Gonçalo Almeida ao poste. Sendo assim a Assurance limitou—se a controlar o jogo com a segurança que foi seu apanágio durante o percurso no torneio. E assim foi até ao apito final da dupla de arbitragem.

A Assurance 2 superiorizou—se ao seu adversário num jogo que dominou. Muito unida e compacta, a equipa de castanho esteve sempre confortável no jogo e mesmo quando abanava André Guiomar la estava a servir de muro contra as aspirações dos comandados por Gonçalo Almeida. Um percurso invejável para a equipa campeã que deixou uma marca muito positiva no torneio, tal como a sua adversária, e aguardamos desde já o seu regresso para a competição do próximo ano.

Duelos

Advisory 1 e R&R Assurance 2
5 JOGOS 5
1 VITÓRIAS 3
3 DERROTAS 1
1 EMPATES 1
15 GOLOS MARCADOS 21
21 GOLOS SOFRIDOS 15
Histórico de duelos

Histórico de duelos

Torneio Competições Resultado Golos
PwC Cup 2023 2023-10-24 Vitória Assurance 2 3-6
PwC Cup 2022 2022-11-15 Vitória Assurance 2 2-1
PwC Cup 2019 2019-12-03 Vitória Assurance 2 1-4
PwC Cup 2015 2015-10-13 Empate 4-4
PwC Cup 2013 2013-10-23 Vitória Advisory 1 e R&R 6-5