FC Atum vs Squadra IT

Liga Futebol 7 BNP Paribas 2019 - Fase Final - Quartos-de-final 29 de maio de 2019
  • FC Atum Squadra IT
    (3) 2-2 (4)
    • 20:00
    • Pedro Arrupe-Campo 2

Após Grandes Penalidades

  • FC Atum Squadra IT
    3-4

Reportagem

Mais uma quarta-feira de futebol no Colégio Pedro Arrupe, a Liga Futebol 7 BNP Paribas entrava nas derradeiras semanas e era hora de darmos início aos quartos-de-final. FC Atum e Squadra IT encontravam-se pela quarta vez, a última tinha sido na edição de 2017 e o histórico dava favoritismo aos azuis uma vez que tinham vencido os três jogos. Depois dos FC Atum terem eliminado os Nonandar e os Squadra IT terem vencido os finalistas da edição anterior, Os Custódios, era tempo das duas formações medirem forças.

Os primeiros minutos do encontro vão ser caracterizados por duas equipas muito equilibradas com um pequeno ascendente dos azuis e são deles que vão começar a surgir as primeiras oportunidades, como o exemplo do grande cruzamento de João Silva, mas Filipe Cruz Silva a não conseguir cabecear com sucesso ao segundo poste. Os FC Atum vão responder com uma excelente oportunidade para Luís Fonseca, mas Tomi Gaspar a dizer presente e a resolver o lance. Ao minuto 9, os azuis vão inaugurar o marcador na sequência de um pontapé de canto, a bola vai sobrar para Válter Teixeira que de pé direito disparou para o fundo da baliza. Os FC Atum vão iniciar a perseguição ao empate e numa boa jogada individual de Luís Almeida, Luís Fonseca vai atirar cruzado com a bola a passar perto do poste direito. Pouco depois, os equipados de negro vão empatar, ao minuto 13 Luís Fonseca na marcação de uma grande penalidade não vai tremer e com toda a calma vai colocar a redonda junto ao poste. Os Atum vão ganhar confiança, pegaram no leme do jogo, não davam espaço na sua zona defensiva e vão saltar para a frente do marcador em cima dos 20 minutos num livre direto com Luís Almeida a passar a bola por cima da barreira e a colocá-la no ângulo superior direito. Que grande execução, os FC Atum a marcarem dois golos em bolas paradas! Em cima do intervalo, os Squadra IT vão estar perto de igualar de novo a partida, Edgar Silva a colocar a bola na área e Jaime Brito, em boa posição, a cabecear na direção errada.

A etapa complementar dava início com os FC Atum na frente do marcador e com os Squadra IT a quererem dar a volta ao texto. A primeira demonstração de perigo vai pertencer à turma de preto, perda de bola em zona defensiva dos azuis e Nivandro Gama, na tentativa de fazer golo com um chapéu, vai acertar no poste. Os Atum perto do terceiro golo! O jogo estava com um ritmo mais baixo nos primeiros minutos da segunda metade, os Atum tinham descido no terreno para defenderem a vantagem e os azuis tentavam chegar ao empate, mas sem conseguirem criar muito perigo uma vez que a formação negra tinha a sua estratégia defensiva bem definida. Os FC Atum vão dispor de uma grande oportunidade, cruzamento de Luís Calhau e Edgar Silva ao segundo poste vai rematar para grande corte de Filipe Cruz Silva. Os Squadra IT davam o tudo por tudo nos últimos minutos, a perderem por um golo não tinham nada a perder e num livre direito, João Silva vai colocar à entrada da área para Pedro Miguel Lourenço rematar, a bola a ganhar altura a mais e passar por cima do travessão. A dois minutos do fim, na sequência de um pontapé de canto, Hélder Correia vai colocar rasteiro para João Silva, este a ver Jaime Brito dentro da área e o avançado tratou do resto, ajeitou a bola e atirou para o golo do empate. Com o fim dos 50 minutos, o jogo iria ser resolvido nas grandes penalidades, onde os Squadra foram mais eficazes, falharam por uma vez enquanto que os FC Atum desperdiçaram duas o que se iria traduzir em 3-4 no desempate por grandes penalidades.

Os Squadra IT foram a primeira equipa a fazer o gosto ao pé pouco antes dos 10 minutos, até essa altura eram a melhor equipa em campo, mas os FC Atum juntaram esforços e ainda na primeira-parte vão dar a volta ao resultado com dois golos em bolas paradas. No segundo tempo, a intensidade de jogo baixou muito por imposição dos FC Atum, mas em cima do apito final Jaime Brito vai igualar a partida. No desempate por grandes penalidades, os azuis foram melhores e avançam para as meias-finais.

Confrontos

FC Atum Squadra IT
4 JOGOS 4
0 VITÓRIAS 4
4 DERROTAS 0
0 EMPATES 0
15 GOLOS MARCADOS 23
23 GOLOS SOFRIDOS 15
Histórico de confrontos

Histórico de confrontos

Torneio Data Resultado Golos
Liga Futebol 7 BNP Paribas 2019 2019-05-29 Vitória Squadra IT 5-6
Liga Futebol 7 BNP Paribas 2017 2017-06-29 Vitória Squadra IT 6-3
Liga Futebol 7 BNP Paribas - 2016 2016-11-09 Vitória Squadra IT 6-7
Liga Futebol 7 BNP PARIBAS - 2015 2015-10-15 Vitória Squadra IT 1-4