Regulamento

Community Champions League

O projeto europeu Community Champions League, organizado pela European Football for Development Network Foundation (EFDN), privilegia o futebol e a inter-competição como ferramentas de sucesso para fortalecer os laços comunitários e promover uma cidadania ativa em pessoas de diferentes origens. É uma competição de Futebol que não acontece só no campo, mas nas comunidades onde os participantes vivem.

Os jovens aprendem o que significa ganhar e perder, bem como a trabalhar em conjunto para tornar os seus próprios bairros mais seguros e locais mais respeitados.

Objetivos

  • Promover a integração e coesão social nas comunidades dos bairros abrangidos;
  • Promover a prática desportiva em jovens entre os 12 e os 16 anos, de diferentes áreas geograficas;
  • Reforçar a prática desportiva prevenindo a obesidade e outras doenças relacionadas;
  • Melhorar a saúde mental e o bem estar dos jovens e da sua vizinhança;
  • Promover comportamentos adequados prevenindo a delinquência juvenil;
  • Promover o sucesso educativo através do desporto, combatendo o absentismo escolar, diminuindo o número de jovens que não se encontram a estudar nem trabalhar;
  • Melhorar a vivência em comunidade através de medidas de sustentabilidade ambiental;
  • Investir no envolvimento dos educadores no projeto e nos seus objetivos;
  • Incrementar e incentivar o cumprimento de regras, o Fair – Play, o espirito e conduta da ética desportiva, onde prevalece valores e atitudes dignas.

Metas

A Community Champions League, nos 7 países em que se desenvolve, tem estipulado como metas:

  • 12 Equipas participantes com 10 elementos cada;
  • 4 contribuições comunitárias por equipa;
  • 4 workshops organizados pela Fundação Benfica e Gebalis;
  • 4 sessões de treino por equipa;
  • 60 jogos;
  • 1 evento incial;
  • 1 evento final.

Público-alvo

A Community Champions League pretende chegar a toda a comunidade de cada território em que se desenvolve, assim, considera-se:

  • Público-Alvo direto
    • Jovens nascidos entre 2004 e 2008;
    • Dos territórios identificados;
  • Público-Alvo Indireto:
    • Vizinhança;
    • Família;
    • Associações Locais;

Organização

A Community Champions League acontece numa estreita parceria entre Fundação Benfica e a GEBALIS com o apoio de promotores locais. Cada uma das partes assegura responsabilidades distintas:

Fundação Benfica:

  • Implementar o projeto;
  • Assegurar a organização da Liga, com toda a documentação necessária:
    • Fichas de Jogo;
    • Mapa de Jogos;
    • Material de jogo;
    • Arbitragem (Masterfoot);
  • Assegurar os seguros de todos os elementos da equipa;
  • Capacitação de agentes locais;
  • Garantir que equipas cumprem requisitos de inscrição;
  • Garantir a existência de treinos;
  • Assegurar equipamento completo ADIDAS;
  • Assegurar material de treino, através de parceria com Masterfoot;
  • Assegurar questões burocráticas – inscrições e preenchimento de compromisso;
  • Assegurar o sistema de premiação – taças, prémios e troféus;
  • Assegurar toda a organização do Evento Inicial (outubro 2019) e Final da 1ª e 2ª edição (maio 2020 e maio 2021);
  • Assegurar a organização da Conferência de Imprensa, com assinatura de compromissos de equipa em outubro de 2019;
  • Garantir que acontecem ações comunitárias nos bairros identificados;
  • Organizar Workshops subordinados aos vários temas decididos no Evento Inicial (desporto, sociais, comunitários, de liderança, coaching);
  • Garantir a deslocação para o Evento Final na Holanda em maio de 2021;
  • Garantir um acesso atempado e detalhado a toda a informação referente à Community Champions League.

Gebalis:

  • Estampagem de logótipos e nome de equipa em cada equipamento;
  • Garantir a dinamização e o envolvimento de parceiros locais;
  • Assegurar toda a organização do Evento Inicial (outubro 2019) e Final da 1ª e 2ª edição (maio 2020 e maio 2021);
  • Assegurar questões burocráticas – inscrições e preenchimento de compromisso;
  • Garantir que equipas cumprem requisitos de inscrição;
  • Garantir que acontecem ações comunitárias nos bairros identificados;
  • Organizar Workshops subordinados aos vários temas decididos no Evento Incial (desporto, sociais, comunitários, de liderança, coaching);
  • Garantir um acesso atempado e detalhado a toda a informação referente à Community Champions League.

Promotores Locais:

  • Garantir deslocações para jogos e outros eventos associados à Liga;
  • Cada equipa deverá pensar, organizar e executar 4 ações comunitárias (com o apoio da organização – solicitada pelo Responsável de Equipa e pelo Team Leader);
  • Marcar presença em todos os eventos nos quais seja solicitada a sua presença;
  • Garantir a identificação de espaços para que os jogos possam acontecer, bem como as condições dos mesmos;
  • Garantir a existência de treinos;
  • Promover localmente a Liga para poder ter apoiantes, conseguindo assim pontos extra.

Atividades

A Community Champions League pretende ter um impacto bastante abrangente na comunidade. A Liga não se limita aos jogos e faz uma aposta forte dentro e fora das 4 linhas, para tal, perspetiva-se que aconteçam:

Workshops – Entre outubro de 2019 e maio de 2021, com o objetivo de trabalhar questões relacionadas com Desporto, questões sociais e de participação comunitária, liderança, coaching, ou outros propostos pelas equipas, dando assim ferramentas a cada equipa para que desenvolvam não só as metas pretendidas, para que alcancem pontos, mas também ferramentas que sejam úteis a todas as comunidades no futuro. Alinhados com a estratégia do IPDJ e com aquilo que tem sido uma problemática a nível nacional prevê-se que uma das temáticas seja as questões da Violência, sendo que as restantes temáticas serão pensadas e discutidas com cada uma das equipas.

Ações Contribuitárias – Atividades/Ações que contribuam para o desenvolvimento da comunidade com o objetivo de quebrar barreiras, fomentando uma melhor vizinhança com um espírito de entreajuda mais forte. Todas as ações comunitárias devem ser decididas e executadas pela Comunidade, corresponder às necessidades que existem em cada território, pelo que se apela à  originalidade dos participantes. Serão posteriormente avaliadas pela organização podendo dar até 5 pontos a cada equipa.

Sessões de Treino – Cada equipa terá livre arbitrio para decidir quantas deverá fazer, sendo que durante cada Edição da Liga tem de garantir que faz no mínimo quatro.

Para que tal possa acontecer com qualidade a Masterfoot através da sua parceria com a Fundação Benfica assegura um kit de treino com:

  • 4 bolas;
  • 1 jogo de coletes;
  • Pinos sinalizadores;
  • 1 caixa de primeiros socorros.

Para além disso, a Fundação Benfica acompanhará pelo menos parte dos treinos com técnicos desportivos de forma a capacitar os recursos da comunidades que constituem as equipas.

Jogos – Irão desenrolar-se jogos em todos os territórios, entre todas as equipas, no âmbito da Liga Community Champiosn League (Liga CCL).

I - LIGA CCL

Prevê-se que aconteçam dois jogos por mês. Todos os territórios devem receber jogos pelo menos uma vez, sendo da responsabilidade de cada equipa pensar e preparar um espaço em que os jogos possam acontecer, cumprindo com as normas de campo estipuladas em regulamento.

Calendário: Para poderem participar na Community Champions League, as equipas deverão:

  • Setembro 2019:
    • Garantir a sua inscrição, identificando neste momento todas as informações solicitadas acerca da equipa (elementos da equipa cumprindo com os critérios estabelecidos, treinador...)

Nota: Considera-se automaticamente as equipas inscritas para as duas edições da Community Champions League.

  • Outubro 2019:
    • Estar presente no Evento Inicial no Estádio do Sport Lisboa e Benfica para:
      • Assinatura de compromisso em conferência de imprensa;
      • Participação em Workshops para tomar decisões acerca do projeto (temas de contribuições comunitárias, Tabela Atitude Positiva...)
    • Outubro 2019 a Maio 2020:
      • Jogos 2x por mês;
      • Contribuições Comunitárias;
    • Maio de 2020:
      • Evento Final Estádio da Luz.
    • Junho 2020:
      • Premiação equipa vencedora.
    • Setembro 2020 a Abril 2021:
      • Jogos 2x por mês;
      • Contribuições Comunitárias;
    • Abril 2021:
      • Evento Final Estádio da Luz.
    • Maio 2021:
      • Final Europeia Community Champions League – Holanda.

Inscrições: A fase de inscrições acontece em Setembro 2019, altura em que se solicita a cada equipa que preencha a documentação necessária e que a entregue à organização em data a estipular. Cada equipa deverá entregar:

  • Ficha de Inscrição da equipa;
  • Ficha de inscrição de cada elemento da equipa;
  • Ficha de Inscrição de Promotor.

Considera-se a equipa inscrita até maio de 2021.

Constituição das Equipas:

  • Cada equipa deverá ter no mínimo 8 jogadores e no máximo 12;
  • Constituída por atletas nascidos entre 2004 e 2008;
  • A equipa poderá ser mista, masculina ou feminina, sendo que todos jogarão no mesmo escalão;
  • Majoração: todas as equipas que tenham na sua constituição raparigas têm uma majoração de 3 pontos;
  • Cada equipa deverá identificar o/a Responsável da Equipa que deverá ser maior de 18 anos, preferencialmente, pessoa de referência da comunidade;
  • Cada equipa deverá identificar um/a Team Leader que tem o papel de estar presente em momento estratégicos de pensamento de projeto;
  • O Responsável e o Team Leader serão os porta-vozes da equipa;
  • Em caso de desistência, os promotores devem apresentar uma nova equipa na Edição seguinte.

Restrições à Participação:

  • Representação geográfica: os jogadores devem ser todos da freguesia que faz a inscrição, devendo oriundos de várias zonas ou bairros da freguesia;
  • É permitida a inscrição de atletas inseridos noutras competições;
  • Não são permitidas equipas já constituidas em clubes locais.

Cabe à organização garantir que estes parâmetros são cumpridos, tendo o direito de solicitar alterações na constituição das equipas, ou não permitir a sua inscrição.

É da responsabilidade da Fundação Benfica e da Gebalis fazer uma monitorização garantindo que todas as equipas cumprem com os critérios de participação.

Todas os promotores e equipas deverão assinar um Compromisso garantindo que irão cumprir com as normas estipuladas pela Community Champions League.

Regulamento de Jogo

A Community Champions League é jogada segundo as regras de Futebol de 5 da FIFA e da Federação Portuguesa de Futebol assim como pelas regras em vigor impostas pela Associação de Futebol de Lisboa, tal como das regras particulares impostas pela organização da Community Champions League.

  1. Equipas e Jogadores:
  • As equipas são mistas, com o mínimo de 8 jogadores e o máximo 12, 5 em campo por equipa, 4 jogadores, 1 guarda-redes e os restantes suplentes.
  • Constituídas por rapazes e raparigas nascidos entre 2004 e 2008.
  • Todas as equipas que tenham na sua constituição raparigas têm uma majoração de 3 pontos à partida.
  • Durante o desenrolar de cada edição, cada equipa pode no máximo fazer duas subsitituições desde que elas cumpram com os pré requisitos estabelecidos para a constituição das equipas.
  1. Fases: Na primeira fase – Fase de Grupos – os clubes serão distribuídos por dois grupos, onde poderão obter seis classificações diferentes – 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º.
  • Apuram-se para a Fase de Ouro as equipas que se classificarem em 1º, 2º e 3º lugar em cada grupo;
  • Apuram-se para a Fase de Prata as equipas que se classificarem em 4º, 5º e 6º lugar em cada grupo.
  1. Equipamentos: Os atletas devem vir munidos de equipamento adequado à modalidade desportiva. É expressamente proíbida a utilização de chuteiras com pitons;

Se o equipamento das duas equipas for semelhante, a comissão organizadora cederá coletes para o jogo ser disputado.

  1. Duração dos jogos: os jogos terão 2 partes de 20 minutos cada, com um intervalo de 5 minutos.

Não existirá tempo extra adicionado ao tempo de jogo, salvo casos omissos em que seja necessária a paragem prolongada do jogo, nesse caso, será da responsabilidade da arbitragem decidir como proceder.

  1. Campo: O Campo será definido pela equipa a jogar em casa, podendo ser em qualquer superficie do território desde que cumpra com as medidas estipuladas:
  • Medida mínima- 19m x 10m
  • Medida máxima – 42m x 25m
  • Grande área – deve ter idealmente 3m.

As marcações do campo devem ser definidas pela equipa da casa, da forma que considerarem mais prática, sendo da responsabilidade do Responsavel de Equipa da equipa da casa potenciar um momento antes do jogo em que explica detalhadamente essa configuração.

  1. Substituições de ateltas de campo: O número de substituições durante o jogo é livre e sem ser necessária autorização do árbitro.
  • As substituições são feitas junto à linha do meio campo;
  • Primeiro tem que sair o jogador que está em campo e só depois pode entrar o jogador que o substitui;
  1. Subsitituições de Guarda Redes:
    • No principio de cada jogo devem ser identificados 2 guarda redes na ficha de jogo;
    • O guarda redes pode jogar o jogo inteiro ou podem optar por cada um jogar um parte;
  • O guarda-redes só pode ser substituido em caso de lesão, injúrias, cartão amarelo ou cartão vermelho.
  1. Bola Fora: quando a bola sai é reposta com o pé, estando o adversário a pelo menos 2m de distância;
  1. Reposição de Bola:
  • Quando a bola sai pela linha final deve ser reposta com os pés, não podendo ser reposta com as mãos e, o adversário deve encontrar-se fora da àrea.
  • Após o golo é reposta no meio campo com pontapé de saída, não poderá haver golo direto.
  1. Atraso ao Guarda Redes: A bola poderá ser atrasada ao Guarda-Redes, mas este não poderá agarra-la com as mãos, só em casos que a bola seja atrasada de cabeça e/ou peito.
  1. Cantos: Não haverá marcação de cantos no jogo, quando a bola sai 3 vezes seguidas pela linha final haverá marcação de um penalti para equipa adversária.
  1. Finalização: Se o adversário ganhar a bola não pode finalizar diretamente, terá que passar a um colega primeiro. 
  1. Guarda-Redes: o guarda-redes pode jogar em toda a superficie do campo mas só poderá jogar com as mãos dentro da sua área.
  1. Organização de Jogo:
  • A equipa da casa organiza e garante que o campo é adequado e se encontra em condições para a realização do jogo – o que permitirá ganhar 1 ponto;
  • A equipa da casa deverá promover um momento antes de cada jogo a acontecer no seu território em que explica todas as questões logísticas e especificas do seu espaço. A equipa da casa deve garantir que tem sempre um elemento presente nas reuniões de team leader de todos os jogos que acontecem no seu território, este elemento poderá não ser da equipa, sendo que a equipa estará a jogar;
  • Antes de cada jogo deverá ainda acontecer uma reunião pre-jogo, com todos os elementos das duas equipas que irão disputar o jogo;
  • A equipa da casa tem a responsabilidade de garantir que todos os atletas, de ambas as equipas, têm águas ao intervalo – o que permitirá ganhar 1 ponto;
  • No ínicio de cada jogo as equipas entram lado a lado em campo antes de se iniciar a partida, perfilam (uma de cada lado do àrbitro) e imediatamente após o árbitro, os atletas mantém-se alinhados e saúdam o público com uma vénia. Após executarem a vénia seguem em fila para o cumprimento da equipa e banco adversário.
  • No jogo disputado pela equipa da casa, a equipa visitante é quem joga de coletes. Nos restantos é feito um sorteio.
  • No ínicio do jogo, o árbitro realizará um sorteio para decidir quem começa com a bola. 
  1. Comportamento e Disciplina:
  • O espírito desportivo, FairPlay e comportamentos eticamente relevantes são reconhecidos e destacados através da amostragem do Cartão Branco/FairPlay;
  • O comportamento antidesportivo é sancionado com advertência ou expulsão através da amostragem de cartão amarelo e/ou vermelho:
    • O Cartão Amarelo é usado para informar que um jogador foi advertido sempre que se verificar uma Atitude imprópria para o espírito desportivo e fairplay, designadamente:
      • Conduta verbal desadequada;
      • Conduta gestual desadequada;
    • O Cartão Vermelho é usado para informar que um jogador foi expulso nas seguintes situações:
      • Reincidência de condutas verbal e gestual desadequadas;
      • Reincidência de Atitude imprópria dá lugar a mostragem de segundo cartão amarelo e consequente cartão vermelho;
      • A mostragem de cartão vermelho direto é aplicada em situação de extrema gravidade.
    • Serão atribuídas as seguintes pontuações Atitude/FairPlay:
      • Cartão Amarelo = -1 ponto e penalização de 3 minutos para o jogador que cometeu a falta a não ser que a equipa sofra golo, nesse caso o jogador volta automaticamente ao jogo;
      • Cartão Vermelho = -2 pontos e terá de abandonar o jogo não podendo ser substituido na parte do jogo em que sofreu a expulsão;
      • Cartão Branco = não tem atribuição direta de pontos, mas as equipas que cumprirem com a maior parte dos critérios de Atitude Positiva, estipulados na Tabela de Atitude Positiva receberão 5 pontos.
    • Ao receber o Cartão Vermelho a equipa sofre um penalty;
    • As regras referentes a faltas estendem-se ao Guarda-Redes.
  1. Livres:
  • Num livre a equipa opositora deverá estar a 4m da bola;
  • Não é possível marcar golo num livre a não ser em caso de penalty.
  1. Cortes de Bola:
  • É proíbido cortar a bola no chão (carrinhos), sendo que quem os fizer será penalizado com um livre direto;
  • Se for a menos de 5m da linha de golo será penalizado com um penalty;
  • Sendo que é proíbido cortar a bola no chão, é punível com cartão amarelo e 3 minutos de exclusão.
  1. Não Comparência:
  • A não comparência em jogo sem aviso prévio, é punida com 10 pontos negativos;
  • Também é considerada não comparência se a equipa se apresentar com menos de 5 jogadores.
  1. Cancelamento de Jogos: Compete exclusivamente à Organização da Community Champions League alterar os calendários de jogos, horários ou campos, sendo que a sua decisão é vinculativa para as equipas participantes.
  1. Materiais de Jogo: Compete à Organização da Liga (Fundação Benfica, Gebalis e Masterfoot) garantir que todas as equipas têm os materiais necessários para que os jogos possam acontecer, assim a organização assegura:
  • Árbitros;
  • Bolas;
  • Coletes;
  • Mapas de Jogos;
  • Fichas de jogo – que deverão ser cedidas previamente a cada equipa para que possam proceder ao seu preenchimento;
  • Tabela Classificativa – que será disponibilizada em tempo útil depois de cada jogo no site da Masterfoot.
  1. Documentos de Jogo: Compete a cada equipa:
  • No ínicio da Community Champions League (outubro 2019) apresentar a ficha de inscrição de cada jogador com a informação solicitada (identificação, fotografias...);
  • No dia que antecede cada jogo deverão apresentar a ficha de jogo devidamente preenchida com a constituição da equipa, justificando a, possível ausência de algum jogador.
  1. Classificação: A classificação de todas as equipas será regida pelo sistema de pontos ganhos, de acordo com os seguintes critérios:
  • Pontos de Jogo:
    • Vitória = 3 pontos;
    • Empate = 1 ponto;
    • Derrota = 0 pontos.
  • Profissionalismo:
    • Campo Limpo (equipa da casa) = 1 ponto;
    • Pontualidade = 2 pontos;
    • Equipa devidamente equipada = 1 ponto;
    • Garantir bebidas para todos os atletas em jogo ao intervalo (equipa da casa) = 1 ponto;
    • Falta de Comparência = -10 pontos.
  • Comportamento:
    • Atitude positiva durante o jogo = 5 pontos;
    • Cartão Amarelo = -1 ponto;
    • Cartão Vermelho = -2 pontos.
  • Social:
    • Ação Comunitária = 5 pontos (depende da originalidade, dificuldade e impacto).
  • Presenças:
    • Presença em reuniões de Team Leaders = 5 pontos por reunião;
    • Envolvimento da comunidade:
      • Até 10 apoiantes = 1 ponto;
      • Até 20 apoiantes = 2 pontos;
      • 30 Apoiantes ou mais = 3 pontos;
      • Sem apoiantes = 0 pontos.
    • Os pontos por Atitude Positiva são atribuidos com base no cumprimento do maior número de parâmetros da Tabela de Atitude Positiva (a serem definidos por todas as equipas em Evento Inicial);
    • É possível que ambas as equipas em jogo recebam os pontos de Atitude Positiva se apresentarem um comportamento positivo no decorrer do jogo;
    • As ações comunitárias deverão ser decididas, pensadas e executadas em comunidade, sendo que posteriormente serão analisadas pela Organização da Liga.

No final da Community Champions League (abril 2021), em caso de empate na tabela classificativa, a classificação é definida através de:

  • 1º Critério: Equipa com maior pontuação na Atitude Positiva;
  • 2º Critério: Equipa com maior pontuação em todo o Comportamento;
  • 3º Critério: Resultado no confronto direto;
  • 4º Critério: Diferença de golos (equipa com maior diferença entre nº de golos marcados e nº de golos sofridos);
  • 5º Critério: haverá a realização de um jogo entre as equipas empatadas.
  1. Prémios: No final de cada edição de Community Champions League serão atribuidos prémios e troféus a todas as equipas:
  • 1º, 2º e 3º Lugar – As equipas que atingirem estas classificações quer na Liga de Ouro, quer na Liga de Prata receberão troféus;
  • Medalhas – Todos os participantes receberão uma medalha de participação no Evento Final de cada edição da Community Champions League;
  • Prémios Individuais – o responsável de equipa do 1º Lugar da Liga de Ouro terá acesso a um prémio individual;
  • Prémios de Equipa – A equipa vencedora do 1º Lugar na Liga de Ouro terá acesso a uma experiência de equipa.

Em maio de 2021 haverá uma Final Europeia do Projeto Community Champions, na Holanda. Em abril de 2021 existirá um jogo entre o vencedor da Liga de Ouro 2019/2020 e o vencedor da Liga de Ouro 2020/2021 para apurar a equipa que irá representar Portugal na Holanda.

  1. Qualquer caso omisso é definido pela organização.