Regulamento

Regulamento da 2.ª SuperLiga MasterFoot Veteranos

 

Título I
Disposições Gerais

Artigo 1.º

O Regulamento da 2.ª SuperLiga MasterFoot Veteranos visa disciplinar o funcionamento desta e as relações entre todos os seus intervenientes.

Artigo 2.º

O Regulamento aplica-se a todas as equipas inscritas na 2.ª SuperLiga MasterFoot Veteranos e a todas as que venham a inscrever-se.

Artigo 3.º

O Regulamento pode ser revisto sempre que a Organização considerar necessário, nomeadamente no início de cada época, comprometendo-se a Organização a informar todos os intervenientes.

Artigo 4.º

Todos os jogos serão dirigidos por Árbitros Federados ou ex-Federados, conceituados no panorama nacional.

Artigo 5.º

1. O calendário ficará disponível até cinco dias antes do início da prova.
2. Caso seja aceite por todos, alterações posteriores só serão possíveis se a equipa interessada chegar a acordo com as seguintes partes:
a) Equipa adversária;
b) Equipa de arbitragem;
c) Complexo desportivo;
d) Organização.
3. Os custos adicionais, inerentes à marcação de um novo jogo, serão imputados à equipa responsável pelo adiamento.

Artigo 6.º

Os jogos têm duas partes de 25 minutos cada, com desconto de tempo e intervalo para troca de campo.


Artigo 7.º

Os jogos realizar-se-ão nos campos sintéticos cobertos do espaço AirFut (Relva Sintética)


Título II
Das Equipas

Capítulo I
Da Admissão

Artigo 8.º

1. Cada equipa poderá inscrever entre sete e dezasseis jogadores, que constarão na ficha de jogo. Todos os atletas inscritos têm de contar mais de 35 anos feitos até ao final do ano de 2011, ou seja, atletas nascidos até 1976 (inclusive). Cada equipa pode, porém, jogar todos os encontros com quatro elementos entre os 30 e os 35 anos feitos até ao final do ano de 2011, ou seja, atletas nascidos entre 1977 e 1981 (inclusive);
2. Cada equipa dispõe da opção de inscrever um treinador, que constará na ficha de jogo.
3. Apenas têm direito de admissão ao recinto de jogo, os elementos que constam na ficha de jogo.
4. Para a inscrição dos jogadores e treinador é obrigatória a entrega dos respectivos Bilhetes de Identidade.
5. As equipas podem, em caso de necessidade, jogar com dois jogadores não inscritos por jornada, doravante referidos como "estrangeiros", que devem ser indicados ao árbitro do jogo antes do início da partida. Estes dois jogadores têm que trazer, obrigatoriamente, o seu Bilhete de Identidade e têm que contar mais de 35 anos feitos até ao final do ano de 2011, ou seja, têm que ser atletas nascidos até 1976 (inclusive).
7. A organização sugere a inscrição de doze jogadores.

Artigo 9.º

Um jogador inscrito só pode participar na 2.ª SuperLiga MasterFoot Veteranos pela sua equipa, estando assim impedido de representar qualquer outra equipa na mesma competição.

Capítulo II
Da Inscrição

Artigo 10.º

1. Cada equipa garantirá uma vaga na 2.ª SuperLiga MasterFoot Veteranos com o pagamento de uma taxa de inscrição de 50 euros (a descontar no valor da inscrição) até sete dias antes do início da competição.
2. A inscrição está sujeita ao pagamento de 890 euros (oitocentos e noventa euros) ou 6 prestações de 170 euros (cento e setenta euros).
3. Existem duas modalidades de pagamento:
a) Prestação única de € 890 (oitocentos e noventa euros): paga até cinco dias antes do início da competição;
b) pagamento de 6 prestações de 170 euros (cento e setenta euros), sendo que o primeiro pagamento exigirá a liquidação de duas prestações (a primeira e a última). A primeira prestação (340 euros) deverá ser paga até cinco dias antes do início da competição e as restantes no primeiro jogo de cada mês.

Artigo 11.º

1. A inscrição pode ser efectuada nos seguintes locais:
a) Via página de Internet - www.masterfoot.pt
b) No escritório MasterFoot - Espaço AIRFUT - Rua 25 de Abril, nº 10/10 A 2685-228 Prior Velho
2. O pagamento da inscrição pode ser efectuado na loja MasterFoot, no local do torneio ou via Multibanco.
Artigo 12.º

A inscrição da equipa só será válida após o pagamento da taxa de inscrição.

Título III
Dos Direitos e Deveres das Equipas

Artigo 13.º

Todos as atletas inscritos nas Ligas MasterFoot são abrangidos por um seguro desportivo (para este efeito é obrigatório a entrega do Bilhete de Identidade até três dias antes do jogo), cujo valor está incluído no montante da inscrição.

Artigo 14.º

1. Cada equipa poderá escolher as cores a utilizar no seu equipamento.
2. Caso se verifiquem semelhanças passíveis de criar confusão entre equipamentos de equipas adversárias, a organização disponibiliza coletes a fim de possibilitar a perfeita distinção entre as equipas.

Artigo 15.º

1. No acto da inscrição será oferecida uma braçadeira de capitão a cada equipa, a qual deverá ser levada para todos jogos a fim de ser utilizada.
2. Será igualmente oferecida uma Bola Oficial do Torneio - Puma CWR-C3.
3. Cada equipa terá que apresentar uma Bola Oficial ao árbitro no início da partida. Os jogos apenas serão jogados com esta bola.
4. Caso não apresente uma bola, a equipa em falta, é penalizada com 1 ponto negativo. 5. A equipa poderá comprar bolas à organização, mediante o pagamento de € 20 (Vinte Euros), de modo a evitar a penalização.

Artigo 16.º

1. A equipa tem o direito a usufruir de um balneário. Este encontra-se ao dispor da equipa 15 minutos antes do início do jogo devendo ser abandonado até 30 minutos após o seu termo.
2. São da inteira responsabilidade da equipa, quaisquer danos que possam ocorrer durante a utilização dos balneários.


Título IV
Do Funcionamento da 2.ª SuperLiga MasterFoot Veteranos

Artigo 17.º

Caso duas ou mais equipas se encontrem em igualdade pontual, serão aplicados os seguintes critérios de desempate, por ordem de prioridade:
a) O resultado do jogo disputado entre as duas equipas. Caso sejam mais que duas as equipas empatadas será vencedora, a equipa que mais pontos obtenha no confronto directo (caso o empate prevaleça, passamos às próximas formas de desempate, apenas entre essas equipas);
b) Maior diferença entre golos marcados e sofridos;
c) Maior número de vitórias;
d) Maior número de golos marcados;
e) Fair-Play;
f) Caso ainda se mantenha a igualdade, proceder-se-á à realização de um sorteio.

Capítulo I
Campeonato

Artigo 18.º

A competição iniciar-se-á no dia 14 de Janeiro de 2011 e desenrola-se às sextas-feiras entre as 20h e as 24h.

Artigo 19.º

A Liga organiza-se numa série de catorze jogos, no sistema todos contra todos, a duas voltas.

Artigo 20.º

Será atribuída pontuação da seguinte forma:
a) Por cada vitória: três pontos;
b) Por cada empate: um ponto;
c) Por cada derrota: zero pontos;
d) Em caso de falta de comparência: um ponto negativo.

Capítulo II
Taça

Artigo 21.º

1. Na Taça MasterFoot, as oito equipas da 2.ª SuperLiga MasterFoot Veteranos jogam em sistema todos contra todos, em regime de sorteio.
2. Todos os jogos são eliminatórios, passando sempre a equipa vencedora, até à Final.
3. Cada equipa jogará entre um e três jogos.

 

Capítulo III
Leis de Jogo

Artigo 22.º

1. Na 2.ª SuperLiga MasterFoot Veteranos serão aplicadas as Leis de Jogo oficiais de Futebol Onze.
2. As excepções são as seguintes:
a) Número de jogadores em campo: 7 por equipa;
b) Tempo de jogo: Os jogos terão 2 partes de 25 minutos cada, com desconto de tempo e com intervalo para troca de campo;
c) Dimensões do terreno;
d) Distância da Barreira (7,5m);
e) A inexistência da Lei do Fora de Jogo;
f) Dimensão das Balizas (2mx6m);
g) Substituições, que se processarão de acordo com o artigo seguinte

Artigo 23.º

1. As equipas podem realizar um número ilimitado de substituições.
2. As substituições terão de ser realizadas no centro do terreno, pela linha lateral, com a saída e entrada do jogador a ser feita no mesmo local.


Título IV
Do Procedimento Disciplinar

 

Artigo 24.º

1. A não comparência de uma equipa (mínimo de cinco jogadores) até 10 minutos após a hora marcada, implica a sua derrota por 3-0 (com golos que não serão atribuídos a
qualquer jogador)
2. Caso haja acordo entre os capitães de equipa, é possível o jogo iniciar-se para além dos 10 minutos de tolerância. Contudo o jogo terá que findar à hora prevista.

Artigo 25.º

A 2.ª SuperLiga MasterFoot Veteranos será subordinada a um código disciplinar e todo o interveniente estará ao abrigo do mesmo. A organização pretende com isto a implementação do Fair-Play necessário, para um bom desenrolar do evento. O código disciplinar será o estabelecido nos artigos seguintes.

Artigo 26.º

Qualquer interveniente estará sujeito ao código disciplinar, desde que entra nas instalações onde decorre o evento até ao momento em que abandonar as mesmas.

Artigo 27.º

Qualquer agressão confirmada, quer pelo árbitro de jogo, quer pela Organização, será punida com castigo entre um a seis jogos (quer isto dizer que, ainda que o árbitro não veja a agressão mas esta seja presenciada por um elemento da Organização, o referido castigo será igualmente aplicado).

Artigo 28.º

Ameaças verbais consideradas gravemente ofensivas e que possam ser consideradas como ofensa à integridade física e moral, quer ao árbitro de jogo, quer aos elementos da equipa adversária, desde que confirmadas por um elemento da Organização, serão punidas com castigo de um a cinco jogos.

Artigo 29.º

Caso alguns dos actos referidos nos artigos anteriores seja praticado por um "estrangeiro", a equipa a que este pertença ficará impedida de utilizar "estrangeiros" durante a vigência do castigo.

Artigo 30.º

Se um jogador castigado jogar algum dos jogos para o qual foi suspenso, a sua equipa perderá o(s) jogo(s) por 3-0.

Artigo 31.º

A organização reserva-se o direito de não aceitar para futuros campeonatos equipas que possam ameaçar o bom funcionamento dos torneios que gere.

Artigo 32.º

A organização reserva o direito de irradiar equipas ou jogadores a qualquer momento, sempre que o seu comportamento no campeonato o justifique, sem reembolso para a equipa em causa.

Título V
Dos Prémios


Capítulo I
Do Campeonato

Artigo 33.º

Serão atribuídos os seguintes prémios:
a) Primeiro Classificado - Taça e medalhas para os jogadores + Participação na SuperTaça MasterFoot;
b) Segundo Classificado - Taça;
c) Terceiro Classificado - Taça

Capítulo II
Da Taça

Artigo 34.º

Serão atribuídos os seguintes prémios:
a) Vencedor: Taça + participação gratuita na SuperTaça MasterFoot

 

Capítulo II
Da SuperTaça

Artigo 35.º
Serão atribuídos os seguintes prémios:
a) Vencedor: Taça


Capítulo IV
Da Taça Fair-Play

Artigo 36.º

1. O convívio e espírito desportivo que caracterizam a 2.ª SuperLiga MasterFoot Veteranos, são expressos no prémio Fair-Play.
2. Serão atribuídas as seguintes pontuações Fair-Play:
a) Cartão Amarelo - um ponto
b) Cartão Vermelho Directo - três pontos
c) Falta de comparência - dez pontos;


Artigo 37.º

O vencedor do prémio Fair-Play será a equipa que apresentar menor número de pontos Fair-Play no final do torneio. Caso se registe igualdade entre uma ou mais equipas vencerá a que tiver ficado pior classificada.

Artigo 38.º

Ao Vencedor da Taça Fair-Play será atribuído um Troféu.


Capítulo III
Dos Troféus


Artigo 39.º

1. Serão atribuídos os seguintes troféus:
a) Melhor Guarda-Redes, que receberá um Troféu e um par de caneleiras marca PUMA;
b) Melhor Jogador, que receberá um Troféu e um par de caneleiras marca PUMA;
c) Melhor Marcador, que receberá um Troféu e um par de caneleiras marca PUMA;
2. Serão ainda atribuídas Medalhas aos jogadores que formarem o Sete Ideal do torneio;

Artigo 40.º

Em caso de igualdade de número de golos na classificação de melhor marcador, a atribuição do troféu será decidida segundo os seguintes critérios:
a) Jogador da equipa que ficou pior classificada.
b) Jogador que tiver menor idade.

Capítulo IV
Dos Descontos

Artigo 41.º

1. Os jogadores inscritos nos torneios MasterFoot usufruem de 30% de desconto na compra de material de marca PUMA.
2. No Health Club Solinca usufruem de 97% de desconto na jóia e 20% na mensalidade.


Título VI
Disposições Finais

Artigo 42.º

A inscrição de uma equipa pressupõe que a mesma tem conhecimento deste regulamento, aceita os seus termos e subordina-se à sua aplicação.

Artigo 43.º

A organização reserva-se o direito de alterar o calendário das duas últimas jornadas.

Artigo 44.º

Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos com toda a arbitrariedade pela Organização, no decorrer do torneio.