9ª Jornada

9ª Jornada Série Sobreda e 7ª Jornada Série Almada - 10 e 11/01/15

O ano de 2015 recomeçou na Série Almada e o Factor Linha aproveitou a ocasião para se colar à liderança, ainda que à condição, com uma vitória clara sobre a formação dos Trutas. Na Série Sobreda a segunda jornada do ano trouxe-nos grandes momentos de futebol em jogos muito bem disputados. Está um campeonato de enorme equilíbrio!

Em Almada, tivemos o recomeço de Série e o Factor Linha, motivados pelo grande triunfo na Taça, iriam enfrentar os Trutas que têm dado luta a todos os adversários. Em caso de vitória a equipa comandada por Nuno Silva podia-se colar à liderança dos Mariscos e foi isso que fizeram. No já típico futebol de toque e manutenção da posse, o Factor Linha com a organização habitual foram mostrando qualidade nos seus processos e venceram de forma clara a equipa dos Trutas que deu boa réplica e nunca deixou de lutar mas foi insuficiente para travar a qualidade dos executantes do Factor Linha. Viegas voltou a fazer hattrick (um dos golos de meio-campo!) e coloca-se também na luta pelo troféu de melhor marcador.

Na Sobreda, o primeiro jogo do dia colocava frente a frente os Veteranos, que vinham de duas vitórias seguidas, e a equipa dos Talhos Mariete que procurava não perder pontos frente a uma equipa que graças à vitória sobre os Pessanhas tinha permitido à equipa de Luís Costa regressar ao segundo lugar. O jogo iniciou-se a bom ritmo e foram os Veteranos a adiantar-se por Mário Ilhorca. Respondeu de pronto Koki num bom lance individual. O jogo estava repartido mas com algum ascendente dos Veteranos. Um bom futebol colectivo deu à equipa bons lances para se voltarem a adiantar mas Fernando Ornelas foi mantendo as redes invioláveis. Na 2ª parte e em dois grandes lances de Miki João os Talhos adiantaram-se e não mais pararam até ao 6-1 final, num jogo que não esteve fácil e só a forma séria como encararam a 2ª parte permitiu à equipa capitaneada por Adriano Fernandes os três pontos.

No segundo jogo do dia Pessanhas e Javali enfrentavam-se no desafio da jornada. Os campeões contra o terceiro, que vinha de duas derrotas e queria colocar um ponto final nos maus resultados. E assim foi. Entraram bem no jogo e aos 4 minutos já venciam mas a resposta do Javali foi esclarecedora. Eldry empatou, Abdul Jalil ampliou para 3-1 ao bisar mas o goleador Jorge Zaza Santos reduziu e em cima do intervalo o placar fixou-se mesmo em 3-3. A 2ª parte começou da melhor forma para o Javali com Carril a marcar mas os Pessanhas chegaram mesmo à remontada com Lourenço a fazer o golo da vitória muito festejado pelos seus companheiros. Vitória importante dos Pessanhas a manter-se na perseguição ao segundo lugar.

Num jogo entre equipas na procura dos lugares de acesso à Liga Europa assistimos aos Bubadolas - Zézé +9 e o ritmo de jogo foi intenso durante os 50 minutos. Jogo bastante disputado e equilibrado, com ambas as equipas a não querer conceder espaços para a sua baliza. Foi já em cima do intervalo que José Luis fez o primeiro e acabaria por bisar no recomeço com a sua equipa a garantir um resultado favorável para a recta final de jogo. Premiada foi a equipa dos Bubadolas que nunca desistiu do jogo e lutou até ao fim para conseguir alcançar o empate com Mauro Guerreiro a não tremer da marca de grande penalidade num jogo onde face ao realizado pelas duas equipas o empate se ajusta.
O último jogo seria um desafio entre velhos conhecidos e extremos da tabela.

Alto do Moinho e Amigos Airchave tinham proporcionado um bom jogo na primeira volta (6-5 para os Amigos) e quem pensava que o jogo seria equilibrado enganou-se. Os Amigos meteram o pé no acelerador e não quiseram deixar qualquer tipo de dúvida aos presentes. Num dos melhores jogos que a equipa de Nuno Gomes já realizou neste Torneio assistimos a momentos de grande futebol e o resultado foi-se avolumando até chegar a uns impressionantes 17-2. Apesar do Alto do Moinho nunca ter desistido do jogo e ainda ter conseguido um golo já perto do fim, o ritmo e empenho dos Amigos foi avassalador e bateram o record de golos neste Torneio até ao momento.

Foi ainda realizado o sorteio da Taça, Quartos-de-Final, com o seguinte emparelhamento: Talhos Mariete x Javali; Mariscos Leite x Zézé +9; Bubadolas x Trutas; Amigos Airchave x Factor Linha. Esperam-se grandes jogos dia 25 de Janeiro mas já na próxima semana volta a haver campeonato e não pode perder o Mariscos Leite - Factor Linha que decidirá, em perspectiva, o vencedor da Série Almada e o Pessanhas - Amigos Airchave num jogo entre 3º e 1º da Sobreda. Boa sorte a todas as equipas!

Equipa da semana (Almada) - Factor Linha - A equipa capitaneada esta semana por José Viegas colou-se à liderança e tem na próxima semana um grande jogo frente aos Mariscos. Esta semana, não deram hipóteses aos Trutas e num jogo de qualidade, futebol rendilhado e com organização colectiva nem precisaram de acelerar muito para golear e assim somar mais três pontos estando já praticamente garantidos na fase final de apuramento de campeão regional.

Jogador da semana (Almada) - Tó-Zé (Factor Linha) - É o cérebro do futebol da sua equipa. Pelo corredor central, joga sempre em função do colectivo e pensa o jogo como poucos. A bola sai sempre redonda dos seus pés, faz assistências venenosas mas também marca. Bisou nesta jornada e assume-se como uma peça fulcral da sua formação.

Equipa da semana (Sobreda) - Amigos Airchave - Depois de um resultado de 17-2 o que se pode dizer?! Exibição assombrosa da equipa de Nuno Gomes e Luis Condeça, sem deixar qualquer margem para o seu adversário. Entraram no jogo com a máxima concentração e vontade e o resultado está à vista. Com um futebol prático e sempre muito bom delineado pelos seus "cérebros" alcançaram o record de golos na prova e estão em grande forma para os difíceis desafios que se avizinham.

Jogador da semana (Sobreda) - Hugo "Huguinho" Lúcio (Amigos Airchave) - Começam a faltar as palavras para descrever a qualidade deste jogador. Esta semana assinou um poker mas o seu futebol não se resume aos golos. Passes teleguiados, lances que executa que são autênticas obras-primas e a liderança de todo o jogo ofensivo da sua equipa sai redonda dos seus pés. Marcou um dos melhores golos que este Torneio já viu, num chapéu monumental ainda antes do meio-campo. Teria valido a pena todo o dinheiro pago num bilhete para ver este e outros lances que proporcionou. Fantástico.