5ª Jornada

4ª Jornada Série Almada e 5ª Jornada Série Sobreda - 15 e 16/11/14

Está ao rubro a luta pelos apuramentos para a Liga dos Campeões e Liga Europa na 4ª SuperLiga MasterFoot Almada. As equipas estão a superar-se e o nível competitivo exibido é muito alto. Na Série Almada, as contas são fáceis de fazer: Mariscos Leite cada vez mais lançados rumo ao apuramento. Na Sobreda, assistimos ao Torneio mais equilibrado de sempre, onde, por exemplo, o 7º classificado está a 5 pontos do 2º lugar, e com um jogo a menos.

Em Almada, ainda não foi desta que o Sporting do Pragal pontuou. Com algumas baixas, a equipa dos jovens do Pragal até começou bem, foi dando boa réplica, mas Os Trutas souberam impor experiência e poderio físico para se apoderarem do encontro. A 2ª parte foi demolidora, nos minutos finais, de um jogo que esteve quase sempre equilibrado, e a equipa capitaneada nesta jornada por Lucas conseguiu de forma justa a primeira vitória nas competições MasterFoot.

Mais uma para os Mariscos Leite! Num jogo de grau de dificuldade elevado, face à excelente réplica do Chocapic, os líderes entraram a perder. Esteve em vias de acontecer o 2-0, mas Tiago fez uma defesa brilhante que segurou o resultado. Depois, só deu Mariscos. Os comandados de "7 e Meio" começaram a jogar e o resultado foi-se avolumando. Na 2ª parte a resposta do Chocapic ainda colocou o resultado em 4-5 (e não fosse o penalty defendido por Tiago e o Chocapic podia mesmo estar com outro resultado) mas Luis "Iga" Santos numa execução de génio marcou o 4-6 que tranquilizou a sua equipa.

Na Série Sobreda, o dia começou com surpresa. Os Talhos Mariete, numa oportunidade de assalto ao primeiro lugar, ainda que à condição, defrontaram os Bubadolas muito desfalcados. Quem aproveitou foram os comandados de Miguel Remízio e apesar da boa réplica inicial dos Talhos foram os Bubadolas a marcar primeiro. Com dois golos de Lory em 2 minutos, os Talhos foram caindo e o resultado avolumou-se. Vitória justa para os Bubadolas com os Talhos a manterem o 2º lugar.

O segundo jogo do dia trouxe-nos emoção até ao final, como ambas as equipas já nos têm habituado. Alto do Moinho e Pessanhas querem deixar para trás as más classificações dos Torneios passados e assumem-se como candidatos ao apuramento. Começou melhor o Alto do Moinho, com o goleador já habitual João Simões a facturar. Zazá empatou, mas João Simões levou novamente a bola ao fundo das redes para o 2-1 ao intervalo. Os Pessanhas fizeram uma grande segunda parte, muito concentrados a nível defensivo e foi então que apareceu Diego Sousa. Fez o 2-3, viu a sua equipa sofrer a igualdade já perto do fim, mas num grande lance, driblou sobre um adversário e atirou sem hipótese para o 3-4, que garantiu os três pontos à sua equipa. Golo muito festejado numa vitória saborosa dos Pessanhas.

Já o campeão Javali, depois da derrota na semana anterior, e face aos dois próximos jogos contra Talhos Mariete e Amigos Airchave, entrou pressionado e não podia de forma alguma facilitar. Do outro lado estavam os Veteranos, ainda à procura dos primeiros motivos para sorrir na prova. O jogo não teve grande história, sobretudo face à forma concentrada e intensa como o Javali entrou no jogo. Ao intervalo o resultado 4-0 era esclarecedor, e uma segunda parte onde não tiraram o pé do acelerador levou o resultado para os 9-1.

E como para o fim está guardado o melhor, assistimos no último jogo ao desafio do dia. Os Zézé +9 já mostraram ser uma equipa capaz de bater qualquer um, e iam enfrentar o líder invicto, Amigos Airchave. Com grande concentração defensiva e organização notável, os Zézé foram fechando todos os espaços para a sua baliza e saíam em rápidas transições. Num canto ensaiado, João Penetra abriu o marcador. Os Amigos Airchave estavam a sentir muitas dificuldades e o nome do costume Jorge Joca restabeleceu a igualdade. Os Zézé estavam a fazer uma exibição de luxo e só França ia evitando os golos, contando também com a ajuda dos postes. No 2º tempo já perto do fim, e depois de muitas tentativas, embora o maior perigo estivesse a ser conseguido pelo Zézé, Igor Landim num grande lance colocou a sua equipa na frente. O Zézé nunca desistiu e ao cair do pano Emerson Monteiro atirou para o golo, num grande resultado para a equipa capitaneada por João Penetra, embora com sabor amargo pela exibição conseguida que poderia ter valido os 3 pontos.

Equipa da semana Série Almada - Chocapic - Apesar da derrota, o Chocapic fez uma exibição de grande qualidade contra o líder. Souberam explorar os seus pontos fracos e proteger-se das investidas ofensivas do seu adversário. Estiveram a ganhar, podiam ter ampliado, foram atrás do jogo e por pouco não causaram surpresa. Os mais "antigos" desta Série Almada na MasterFoot prometem dar dores de cabeça aos seus principais adversários.

Jogador da semana Série Almada - Miguel "7 e Meio" - Que qualidade tem o capitão dos Mariscos! Pensa o jogo como mais ninguém. Joga sempre curto, mete gelo constante, gere os ritmos da sua equipa, mas também acelera quando é preciso. Na hora de finalizar, é quase sempre letal. Qualidade técnica para dar e vender e tomada de decisão a nível dos craques. Um jogador que faz toda a diferença.

Equipa da semana Série Sobreda - Javali.pt - Pressionados, o Javali mostrou estofo de campeão e brindou o seu adversário com 9 golos. Exibição de muita qualidade, sempre com o pé no acelerador e a mostrar a organização e qualidade habitual. Num grupo com algumas mudanças em relação ao ano anterior, mas com a mesma base, os rapazes do Javali estão uma vez mais a caminhar para o sucesso a manter o nível demonstrado esta semana.

Jogador da semana Série Sobreda - Emerson Monteiro (Zézé +9) - Um dos pontos chave da grande exibição da sua equipa esta semana. Monteiro é um corredor de 100 metros num campo de futebol mas com qualidade técnica. A sua velocidade é estonteante e causou muitos problemas aos Amigos Airchave. Assumiu-se sempre como a referência de transição ofensiva da sua equipa e deu muitas dores de cabeça com situações de 1x1 constante e um golo ao cair do pano a garantir o ponto que pode ser decisivo para a sua equipa.


Foi igualmente realizado o sorteio da Taça, que juntará as equipas das duas séries. Eis o resultado do sorteio da 1.ª eliminatória, que será jogada nos dias 6 e 7 de Dezembro, em Almada e na Sobreda:

1.ª Eliminatória - Taça MasterFoot 4.ª SuperLiga MasterFoot Almada

Sábado - 6 de Dezembro de 2014 (Almada)

17h30 - California vs Zézé + 9
18h30 - Factor Linha vs Pessanhas
19h30 - Mariscos Leite vs Sporting do Pragal

Domingo - 7 de Dezembro de 2014 (Sobreda)

19h - Talhos Mariete vs Alto Moinho FC
20h - Bubadolas FCvs Chocapic
21h - Amigos Airchave FC vs Veteranos
 
ISENTOS: Os Trutas e Javali.pt