Regulamento do Torneio

Regulamento da PwC Cup 2018

Título I 

Disposições Gerais

Artigo 1.º

O Regulamento da PwC Cup 2018 visa disciplinar o funcionamento desta e as relações entre todos os seus intervenientes.

Artigo 2.º

O Regulamento aplica-se a todas as equipas inscritas na PwC Cup 2018.

Artigo 3.º

O Regulamento pode ser revisto sempre que a Organização considerar necessário, comprometendo-se a informar todos os intervenientes.

Artigo 4.º

Todos os jogos serão dirigidos por Árbitros Federados ou ex-Federados.

Artigo 5.º

  1. O calendário ficará disponível até cinco dias antes do início da prova.

Artigo 6.º

Os jogos têm duas partes de 22 minutos cada.

Artigo 7.º

Os jogos realizar-se-ão nos campos sintéticos cobertos do espaço AirFut (Relva Sintética).

Título II 

Das Equipas

Artigo 8.º

  1. Cada equipa poderá inscrever entre cinco e treze jogadores, que constarão na ficha de jogo. 2. Cada equipa dispõe da opção de inscrever um treinador, que constará na ficha de jogo. 3. Apenas têm direito de admissão ao recinto de jogo, os elementos que constam na ficha de jogo. 4. Para a inscrição dos jogadores e treinador é obrigatória a entrega dos respectivos números de Bilhetes de Identidade.

Título III

Dos Direitos e Deveres das Equipas

Artigo 9.º

Todos os atletas inscritos nas Ligas MasterFoot podem ser abrangidos por um seguro desportivo.

Artigo 10.º

  1. Foi atribuída uma cor de equipamento a utilizar por cada equipa. 
  2. Todos os jogadores devem usar equipamento numerado sendo os números fixos durante toda a prova. 
  3. Caso se verifiquem semelhanças passíveis de criar confusão entre equipamentos de equipas adversárias, a organização disponibiliza coletes a fim de possibilitar a perfeita distinção entre as equipas.

Artigo 11.º

  1. No acto da inscrição será oferecida uma braçadeira de capitão a cada equipa, a qual deverá ser levada para todos jogos a fim de ser utilizada. 2. Será igualmente oferecida uma Bola Oficial do Torneio. 3. Cada equipa terá que apresentar uma Bola Oficial ao árbitro no início da partida. Os jogos apenas serão jogados com esta bola.

Artigo 12.º

  1. A equipa tem o direito de usufruir de um balneário. Este encontra-se ao dispor da equipa 15 minutos antes do início do jogo devendo ser abandonado até 30 minutos após o seu termo. 2. São da inteira responsabilidade da equipa, quaisquer danos que possam ocorrer durante a utilização dos balneários.

 

Título IV 

Do Funcionamento da PwC Cup 2018

Artigo 13.º

Para estabelecimento da classificação geral das equipas que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelas equipas empatadas, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelas equipas empatadas, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelas equipas nos jogos realizados em toda a competição;
  4. d) Maior número de golos marcados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Pontos da tabela "Fair-Play" em toda a competição;

Artigo 14.º

Para estabelecimento dos dois melhores terceiros classificados, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos;
  3. c) Maior número de golos marcados em toda a competição;
  4. d) Maior número de vitórias em toda a competição;
  5. e) Pontos da tabela "Fair-Play" em toda a competição;
  6. f) Se, ainda assim, o empate se mantiver, será disputado um jogo entre as equipas igualadas.

Artigo 15.º

  1. No caso de um jogo a eliminar que termine empatado: a) Proceder-se-á ao desempate através de uma série de três grandes penalidades para cada equipa; b) Se ainda assim o empate subsistir, proceder-se-á a séries de uma grande penalidade para cada equipa, até que o empate seja desfeito.
  2. Os desempates por pontapés da marca de grande penalidade não entram na contabilidade para efeitos de melhor marcador.

Artigo 16.º

O campeonato iniciar-se-á no dia 23 de Outubro de 2018.

Artigo 17.º

Numa primeira fase existirá uma poule de apuramento que contará com as 12 equipas divididas em três grupos de quatro equipas. As equipas do mesmo grupo jogarão todas entre si. Os dois primeiros classificados, bem como os dois melhores terceiros classificados entre os três grupos apuram-se para os quartos-de-final.

Artigo 18.º

Será atribuída pontuação da seguinte forma: a) Por cada vitória: três pontos; b) Por cada empate: um ponto; c) Por cada derrota: zero pontos; d) Em caso de falta de comparência: um ponto negativo.


Capítulo III 
Leis de Jogo

 

Artigo 19.º

  1. Na PwC Cup 2018 serão aplicadas as Leis de Jogo oficiais de Futsal. 2. As excepções são as seguintes: a) Piso: Campo sintético; b) Tempo de jogo: Os jogos terão 2 partes de 22 minutos corridos, com desconto de tempo e com intervalo para troca de campo;

Título V Do Procedimento Disciplinar

Artigo 20.º

  1. A não comparência de uma equipa (mínimo de cinco jogadores) até 10 minutos após a hora marcada, implica a sua derrota por 3-0 (com golos que não serão atribuídos a qualquer jogador) 2. Caso haja acordo entre os capitães de equipa, é possível o jogo iniciar-se para além dos 10 minutos de tolerância. Contudo o jogo terá que findar à hora prevista.

Artigo 21.º

A PwC Cup 2018 será subordinado a um código disciplinar e todo o interveniente estará ao abrigo do mesmo. A organização pretende com isto a implementação do Fair-Play necessário, para um bom desenrolar do evento. O código disciplinar será o estabelecido nos artigos seguintes.

Artigo 22.º

Qualquer interveniente estará sujeito ao código disciplinar, desde o momento em que entra nas instalações, onde decorre o evento, até ao momento em que abandonar as mesmas. Qualquer agressão confirmada, quer pelo árbitro de jogo, quer pela Organização, será punida com castigo entre dois a cinco jogos (quer isto dizer que, ainda que o árbitro não veja a agressão mas esta seja presenciada por um elemento da Organização, o referido castigo será igualmente aplicado).

Artigo 23.º

Ameaças verbais consideradas gravemente ofensivas e que possam ser consideradas como ofensa à integridade física e moral, quer ao árbitro de jogo, quer aos elementos da equipa adversária, desde que confirmadas por um elemento da Organização, serão punidas com castigo de um a cinco jogos.

Artigo 24.º

Caso um atleta seja admoestado com dois cartões amarelos no mesmo jogo ou com um cartão vermelho directo poderá cumprir, pelo menos, um jogo de suspensão, dependendo esta da gravidade da situação.

Título VI 

Dos Prémios 

Artigo 25.º

Serão atribuídos os seguintes prémios: 

  1. a) Primeiro Classificado - Troféu de classificação + medalhas para os jogadores; 
  2. b) Segundo e Terceiro Classificados - Troféu de classificação; 
  3. c) Restantes - Troféu de participação.

Artigo 26.º

  1. O convívio e espírito desportivo que caracterizam a PwC Cup 2018, são expressos no prémio Fair-Play.
  2. Serão atribuídas as seguintes pontuações Fair-Play:
  3. a) Cartão Amarelo - um ponto
  4. b) Cartão Vermelho Directo - três pontos
  5. c) Falta de comparência - dez pontos;

Artigo 27.º

O vencedor do prémio Fair-Play, será a equipa que apresentar o menor número de pontos Fair-Play no final do torneio. Em caso de igualdade, sairá vencedora a equipa que terminar o campeonato pior classificada.

Artigo 28.º

Ao Vencedor da Taça Fair-Play será atribuído um Troféu.

Artigo 29.º

Serão ainda atribuídos os seguintes troféus: 

  1. a) Melhor Guarda-Redes, ou seja, o guardião que obtiver a menor média de golos sofridos; 
  2. b) Melhor Marcador, ou seja, o jogador que tiver apontado mais golos no total das duas fases do torneio.

Artigo 30.º

Em caso de igualdade de número de golos na classificação de melhor marcador, a classificação será decidida segundo os seguintes critérios: a) Jogador da equipa que ficou pior classificada b) Jogador que tiver menor idade.

Título VII 

Disposições Finais

Artigo 31.º

A inscrição de uma equipa pressupõe que a mesma tem conhecimento deste regulamento, aceita os seus termos e subordina-se à sua aplicação.

Artigo 32.º

A organização reserva-se o direito de alterar o calendário das duas últimas jornadas da fase de apuramento, de forma a poder realizar os jogos decisivos à mesma hora.

Artigo 33.º

Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos com toda a arbitrariedade pela Organização, no decorrer do torneio.